Homem no meu feminismo? Sim, por favor



Recentemente eu venho pesquisado muito sobre esse assunto, pois é algo que eu quero me aprofundar e descobrir sobre ele. E acabei encontrando um blog sobre Feminismo onde tinha uma frase "Homem no meu feminismo? não, obrigada" Eu logo fiquei como assim? e logo embaixo estava "Quando eu digo não, eu não quero homem no meu feminismo, eu estou resistindo. Não quero os homens ocupando o único espaço que é exclusivamente meu!" (Não irei linkar o blog, minha intenção não é julgar ela, e sim questionar, é por isso que lutamos?)

Eu não estou aqui para julgar ninguém, mas como assim Mulheres?


Me sinto tão bem, quando converso com um homem e ele tenta compreender o meu lado e faz o melhor possível para que eu não se sinta inferior e me trata na igualdade. Eu não sou fraca e nem minhas opiniões gosto muito de me sentir bem com o sexo oposto. Em outro paragrafo diz "Homens têm que entender que quando o assunto é feminismo, eles estão na plateia."Não galera isso está totalmente errado, eu quero eles!


Quero eles lutando por suas filhas mais novas quando são assediadas, quero eles quando uma mulher estiver passando por uma situação constrangedora dentro de um ambiente, que me apoiam e não zombem. Quero eles quando uma mãe abandonar seu próprio filho ele se responsabilizar sozinho porque é o pai da criança (mesmo quando não for). Eu quero eles porque o feminismo não é singular.



Eu não luto para o que o Homem seja contra mim, eu luto pelo respeito que quero que eles tenha por mim! Feminismo sempre foi o plural e não o singular. O feminismo já está na história muitos anos e os homens estão participando já bastante tempo.  Só que de repente, aparecem novos grupos/organizações feminista que resolvem ignorar o processo histórico, monopolizar o discurso, ditar regras para todas as outras, e dizer "a cartilha é essa, feminismo é isso e homem não entra". E se você é mulher e discorda dessas idéias, elas te reduzem à vítima: “tadinha, diz isso porque ainda não se libertou, está reproduzindo o discurso do opressor”... Vão se respeitar.

Não estou vitimizando os homens, tenho amigos que são mais machista que o proprio nome machista, e tenho outros que foram ensinado a ser um machista e aos poucos estão mudando sua forma de pensamento. Muitas das vezes eles são machista porque foram ensinados por seus pais, e seus pais ensinados nas escolas, e assim por diante. O fato que a sociedade estava criando o machismo e com o tempo as mulheres se revoltaram (arrazaram!) e disseram que não era certo uma mulher não ter uma voz.



não preciso ser oprimida por um feminismo que me chame de incapaz e dita regras de como devo ser feminista. Quero um feminismo que me liberte!



Se o feminismo liberta, porque estamos aprisionando? Porque os homens não podem ser feminista, nos mulheres não somos iguais? Nós lutamos pela causa plural, ou por uma causa singular? Por isso, muitas vezes mulheres não se assumem feminista com medo de ser julgada de extremista ou mimimi, mas será que nós mulheres estamos passando essa imagem sobre o feminismo?

Precisamos de força para acabar com o Machismo não somente no homem, mas o machismo dentro da sociedade. Machismo é a exclusão, é tirar a voz, é não querer ouvir, é diminuir para se sentir no topo. As vezes eu vejo que o feminismo está igual aos princípios machista, estamos nos tornando algo que queremos destruir, e chega ser incoerente.


Não estou dizendo que Homem sabe 100% o que uma mulher passa, mas privar ele desse conhecimento só provoca que eles continuam e permaneçam com o pensamento de que o machismo é a unica via e fator. Precisamos conhecer a historia do feminismo, não podemos apenas criar uma roda feminista e não saber por aquilo que nossas outras mulheres lutaram. 


Leia também ➤

Os insultos que mais me machuca, é feito por elas.

Recentemente, eu li uma matéria onde dava 35 dicas para homens compreenderem (ou apoiarem) o feminismo, alguns pontos eu admirei muito, como a 29. Ofereça-se para acompanhar suas amigas mulheres se elas tiverem que caminhar para casa a noite sozinhas… ou em um espaço público onde provavelmente elas se sentiriam inseguras. Isso geralmente me deixa 100% confortável, porque muitas vezes eu sou assediada quando estou só, mas quando tem algum homem no meu lado acaba sendo algo bem raro (Eu não concordo com o fato de ter que sempre ter alguem do meu lado, para não ser assediada, mas infelizmente a sociedade machista não aboliu e infelizmente eu me sinto ainda insegura, sim. E é por isso que devemos lutar.)


Esse post não é pró-machista, e nem pró-feminsta, esse post é pró-igualdade de escolher naquilo que você acredita, Homens no meu feminismo? Sim, por favor. Eles não são nossos inimigos. Cultura Machista é!


(Caso for comentar algo que difere a opinião deste post, fique a vontade. Mas te peço respeito, porque o intuito não foi desrespeitar ninguém e sim conscientizar. Caso haja divergência e ofensa sem motivos, será excluído o comentário e bloqueado o seu acesso ao blog, desde já obrigada ❤️)


7 comentários

  1. obrigada pelo comentário <3
    esta publicação está incrível!

    www.pinkie-love.com

    ResponderExcluir
  2. Eu também acho que quanto mais empatia as pessoas sentirem, mas respeito esse mundo terá. Que homens lutem pelo feminismo, brancos lutem contra o racismo, héteros contra homofobia. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  3. Eu acho sim muito válido os homens lutarem a nosso favor, pois como disse, amanhã pode ser a filha de um desses, que pode sofrer algo.
    O que vier para ser somado e para ajudar, é totalmente válido!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Isso é tão ridículo, de que adianta a luta, o feminismo se não se envolver os homens nisso? O mundo não vai ser governado por mulheres, mas por uma igualdade de géneros, a luta por essa igualdade é de todos. Sou homem, luto pelos direitos das mulheres e de qualquer situação que implique discriminação, injustiça, sejam questões de sexualidades, condições sociais diferentes, raças ou religiões.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  5. Acho que as feministas que dizem isso o fazem pela relação de lugar de fala. Tem muito homem que se diz feminista, mas que não deixa a mulher falar sobre, que rouba o nosso espaço. A linha entre o homem que se diz feminista e que realmente apoia a causa e o que finge ser costuma ser muito tênue. É aí que mora o perigo. É legal que os homens entendam como funciona o feminismo, que se policiem para não serem machistas e que deem espaço para que as mulheres ocupem os lugares que são delas por direito. Contudo, vejo que o lugar de fala no feminismo é das mulheres. Sempre foi e sempre será.

    Achei legal você fazer esse post, porque ele nos coloca para pensar e gera a reflexão! ♥

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
  6. muito interessante seu post, eu tbm tenho me interessado cada vez mais pelo assunto e acho que se tivessem mais homens nos apoiando seria mesmo mt melhor

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a reflexão Samanta, no final das contas o que queremos é só o respeito né! Com isso o resto se encaixa .

    ResponderExcluir

Eu sei que essa mensagem é automatica, mas sou eu que estou escrevendo ❤️. Te peço desde já que esbanje amor na hora de comentar, que seja para construir e não derrubar ❤️❤️

Respeite as outras pessoas, e se amem ❤️