O que é empoderamento ?



Você sabe o que realmente é o empoderamento, e o que o feminismo tem haver com isso? O Empoderamento é muito mais que um simples conceito de poder, é um conceito de entender que você é e outros muito fatores que você vai conferir mais pra frente.


Empoderamento foi pauta de conteúdo de diversas vias : Jornais, TV, novelas, videos para as redes, as próprias redes, marcas e etc. E muitas vezes o termo de Empoderar foi transmitido de uma maneira deturpada e não tão real assim, quanto é realmente, entenda mais sobre isso.





O educador Paulo freire, foi o primeiro usar o termo Empoderamento no brasil. Ele que traduziu o termo, que surgiu em 1977 por um psicologo americano Julian Rappaport. O psicólogo foi responsável em traduzir o termo de "to power" ("dar poder")  no substantivo “empowerment”. Que de acordo com o Paulo significava :

A capacidade de um indivíduo em buscar por si mesmo, as ferramentas necessárias para evoluir e se fortalecer. 

 A palavras Empoderamento não era uma palavra utilizada no cotidiano e os em rodas de amigos, demorou muito para ganhar as salas e ainda sim se tornou um palavras acadêmica até chegar realmente nos dia a dia das pessoas.

O que realmente é o empoderamento feminino ?




A questão era que a mulher tem a haver com o empoderamento ? Sim, sempre esteve. Não somente as mulheres, mas como negros, transgêneros e entre outros que precisa ganhar o direito e o respeito dentro de uma sociedade e sendo assim, necessário se empoderar.

Segundo o Michaelis, empoderamento:

“É um processo pelo qual as pessoas aumentam a força espiritual, social, política ou econômica de indivíduos carentes das comunidades, a fim de promover mudanças positivas nas situações em que vivem.”


O empoderamento também é a liberdade para você se sentir bem com a roupa que todos dizem não gosta. Empoderamento é também você entender que nunca foi você que teve que caber na roupa, mas sempre foi a roupa que teve que caber em você. É entender, que independente da sua cor religião ou opinião deve ser respeitado.

Um grande exemplo de empoderamento foi essa onda positiva de "transição capilar". Onde milhares de mulheres finalmente aceitarão seu estilo de cabelo e optaram ou não, deixar natural e isso é maravilhoso.

Seu sabelo representa você?




Milhares de mulheres decidiram tomar a iniciativa de forma o seu cabelo como sua verdadeira identidade, e sendo assim, muitas mulheres aceitaram o seu cabelo liso, cacheado e crespo da forma que ele é, e com química ou não, isso se tornou um grande simbolo do Empoderamento feminino.

Eai? Conte-nos nos comentários qual foi uma experiência mais marcante com o Empoderamento e como ele auxiliou você a continuar na importante jornada de ser uma mulher influenciadora na nossa sociedade atual.

Empodere-se*

22 comentários

  1. Olá
    Que post bacana. Muito se fala sobre empoderamento, mas pouco ou nada sobre o que ele realmente significa. Gostei da forma como explicou o assinto. Bem simples e de fácil entendimento.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, empoderamento deve ser um assunto bem simples e sem complicações.

      Excluir
  2. Eu amo quando surge posts assim na blogosfera, é muito bom quando mais pessoas falam sobre empoderamento. Acho que minha grande experiência foi a transição capitar e me visual, passei a vestir para mim e não pro outros. Foi liberador!

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso né? É uma auto descoberta de si próprio e um autoconhecimento. Adorei sua experiência.

      Excluir
  3. Amei essa sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤️..

    Meu Blog: Resultado Capital de Prêmios

    ResponderExcluir
  4. É muito importante nos conscientizarmos e espalharmos pois muitas informações erradas estão sendo repassadas de propósito, para diminuir nossa luta. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  5. Que postagem sensacional, adorei!
    Beijinhos
    www.byglamour.com

    ResponderExcluir
  6. Amei como vc abordou o tema, de uma forma bem objetiva 👍 parabéns pelo post está perfeito bjs 😍😙

    ResponderExcluir
  7. Adorei! #grlpwr


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  8. post NECESSÁRIO
    adorei!

    bjs
    www.blogmodelando.com

    ResponderExcluir
  9. Meu primeiro passo foi aceitar os pêlos do meu corpo e não ter vergonha nenhuma deles, e nem me machucar com utensílios pra ficar depilada!

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  10. Fico muito feliz de ver cada vez mais as mulheres buscando esse empoderamento, essa busca se faz cada vez mais necessária, principalmente no momento político em que vivemos. Gostei do seu post principalmente pelo falo dele esclarecer o que é o empoderamento de fato, e não distorcer seu significado, como infelizmente muitos por ai fazem.

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que interessante saber que o Paulo Freire foi o primeiro a utilizar a palavra no Brasil! Tô muito feliz de ver essa onda de empoderamento que anda acontecendo e digo que, sim, o feminismo e o empoderamento foram e são muito importantes pra eu me amar do jeitinho que sou e quero que cada vez mais mulheres experienciem essa sensação <3

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Ganhadores do Tri Legal

    ResponderExcluir

Eu sei que essa mensagem é automatica, mas sou eu que estou escrevendo ❤️. Te peço desde já que esbanje amor na hora de comentar, que seja para construir e não derrubar ❤️❤️

Respeite as outras pessoas, e se amem ❤️