O guia principiante: morando sozinha pela primeira vez

O guia principiante para  morar sozinha pela primeira vez

Sobre morar sozinha, haaa é tudo de bom! Mas tudo tem seus velhos e bons prós e contras, mas isso não te impede de você fazer planos para uma verdadeira mudança, já que agora você vai morar definitivamente sozinha. Já pensou muito bem nisso, agora chegou a hora de saber tudo que rola quando você mora sozinha (seja em apartamento, casa, etc).

Mas vendo assim a tudo normal, mais tem coisas que ninguém te conta sobre morar sozinha,  que existe alguns preceitos, e os contras não são tão gigantesco quanto esperado, e sim tudo será revelado nesse post então mão na massa!


1-Será que é o que eu quero?
 A primeira coisa que você precisa ter em mente é que sim você está se mudando, mais qual é o verdadeiro motivo?Você precisa ter a plena concidência que agora as contas seriam sua, e a liberdade também mas assim como o nosso velho bom ditado diz '' a idade é acompanhada de responsabilidade'''. è claro que é muito divertido morar sozinho, poxa você vai ter uma casa só sua e vão ser suas regras, e amigos sempre que você quiser, mas tem algumas tarefinhas que as vezes tiram o brilho do prazer de morar sozinha, fazer faxina, lavar louça, fazer o jantar... todas a tarefas que você dividia agora são somente sua.

Não existirá pessoa junto com você, não que você vai ficar totalmente isolada, mais a companhia de sempre não será mais comuns, se dedique esse momentos para buscar a Deus, ler um livro, algo que te faça bem de alguma forma.


2-A procura de um imóvel.
Pronto a decisão já foi tomada, e já está bem sucedida e agora, onde devo morar? O valor do aluguel é bem diferente, depende muito do tamanho e do lugar, sempre avalie locais que sejam perto dos lugares importantes para você trabalho/faculdade, filtre lugares que pesquisado são seguros, que sejam acessíveis para o transporte publico.

 Apartamento: existe milhares de sites super bom que te dão uma bom ajuda Zap imóveis e Imóveis web. Existem apartamentos que são antigos e o preço são bem acessíveis, mas existem defeitos que você vai precisar bancar (infiltração, pintura, trocar a fiação o encanamento). Já os prédios novos eles tem uma boa estrutura só que os preço são bem salgadinhos dependendo do tamanho, ou seja você irá ter que pesquisar muito para encontrar um ideal.


3-Processo burocráticos.
 Se você nunca ouviu isso então senta aqui para conversarmos, esse é um processo bem importante e quanto antes melhor, é para passar a conta de aguá, luz, internet, tv , telefone, gás...  para seu nome. Já se você for alugar uma apartamento, você precisa de um fiador (é uma pessoa que ama você demais da conta,  que se um dia você não consiga pagar o aluguel a pessoa se compromete a pagar, geralmente são pais) mas se no caso  não haja um fiador, necessariamente você paga uma multa que é combinado na hora de assinar o contrato.


4-Dividir o apê com as amigas, e uma boa opção.
 Não é uma má opção, alias nem tudo ficara somente pra você, logico que tem que ser uma amiga que você tem afinidade e que haja respeito porque você vão ser irmas de casa 'oras'. Mais o principal tem que ser prezado o comportamento, seria muito bacana se vocês passassem um tempo na casa uma da outra para ver como que a outra age e se vai dar bem, isso funciona e muito bem!

5-Renda fixa.
 Se você é moradora de primeira viagem precisa entender que sim, precisa se manter agora e já que vai morar sozinha precisa ter uma renda fixa, algo que te ajude todo mês se manter. Mas ajunte grana antes de se mudar, é necessário você começar a fazer planos ao longo prazo.

6- morar sozinha não é caro quando você sabe onde gastar.
 Uma das primeiras coisas que você precisa pensar é que você está indo morar sozinha certo? e que por mais que nosso pais esteja em crise, nem tudo está tão caro lógico se você souber onde e quando gastar.

Moveis: pronto você já sabe a cor de tudo como tudo vai ficar, mais parece que vai sair bem caro no orçamento, experimente pesquisar em outros sites, e procurar em lojas locais que precisamente são bem mais convenientes já que é sua primeira vez. Não fique eufórica, compre tudo aos pouco, não precisa comprar tudo em uma semana, talvez aquele fogão que vai combinar com sua maravilhosa geladeira semana que vem ta muito mais em conta, não se apresse!

Decoração: pra min é a parte mais bacana, não precisa comprar lustres de cristal mas se isso te deixei Feliz la vai uma dica valiosa, corre para you tube, lá tem tudo passo a passo, tem Diy uns mais incríveis que os outros, e super simples de se fazer gastando muito, muito e muito pouco.

Alimentos: è claro que você vai precisar comer, então faça aquela boa e velha compra do mês, compre tudo que for necessário, e na hora da cozinha tente o máximo possíveis para que não sejam estragados, faça a quantidade que for necessária.

Compre o necessário, somento o necessário como : Alimentos, toalhas, roupa de cama, chuveiro,  louças...comece pelo básico que com o tempo você vai comprando as coisas que falta.


7- organização é tudo e mais um pouco.
Já conversamos sobre Hábitos, e sim eu sei que é algo super difícil (para quem é desorganizada assim como eu), mas uma das coisas que você precisa saber quando vai morar sozinha, é que sim, a organização é tudo, e que você precisa ou melhor necessita exige virar um hábito natural seu. A Organização precisa ser sua maior aliada, sem deixar tudo uma bagunça como as mães mesmo dizem: tira e poem de volta. Mas isso é praticado com o tempo, e com o passar deles você se acostuma deixar as coisas no seu devido lugar.

Ir morar sozinha, requer cuidado na hora de pagar as conta, uma dica bem interessante é: você juntar em uma bandeja que seja de fácil acesso todas as suas contas, e depois que pagar emite um comprovante e anexe junto a conta e separe em pasta, guarde por volta de 4 a 5 anos, eu sei que parece completamente exagerado todo esse tempo, mais existe milhares de casos que a loja necessitava de um comprovante para confirmar que foi pago, mas o cliente não tinha, então se previna.

Lembre-se na hora da compra com o cartão de crédito anotar seu orçamento, para não sair de maneira nenhuma no prejuízo, vale lembrar que é muito importante gastar menos que você ganha então não se empolgue muito na hora da compra daquele sofá maravilhoso.

Eai eu vou listar aqui em baixo, alguns post que falam sobre esse assunto:


Outros post relacionados que você vai precisar e muito ei, decoração 💕



Um comentário

  1. Já morei com meu ex namorado, na época era namorado huahua, e foi bem difícil me habituar. Morei 2 anos, aprendi muita coisa, sei me virar em muitos momentos por causa disso. Quando o relacionamento acabou, voltei a morar com minha mãe, mas voltei com uma malinha de experiências. Agora sairei daqui quando for morar sozinha, e sem medos <3. Seu tutorial está muito bom!

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir

Eu sei que essa mensagem é automatica, mas sou eu que estou escrevendo ❤️. Te peço desde já que esbanje amor na hora de comentar, que seja para construir e não derrubar ❤️❤️

Respeite as outras pessoas, e se amem ❤️