5 coisas que ninguém te contou antes de escolher jornalismo


             Freepik

Escolher o que vai cursar é um dos momentos mais importantes da nossa vida. Pensando nisso, hoje falamos de uma profissão apaixonante: o jornalismo! Se você já pensou em seguir essa carreira, ainda tá em dúvida ou tem quase certeza, esse post é pra você. Mas se você não faz a mínima ideia do que quer seguir, é bem capaz que saia daqui completamente encantada(o) com a profissão.

Aqui estão 5 coisas que ninguém te contou sobre a facul de jornalismo ou até mesmo sobre a profissão em si, vindas de alguém que é fissurada em contar histórias e por isso escolheu essa carreira:

1- VAI TER MUITO TRABALHO EM EQUIPE

Uma boa comunicação na faculdade de jornalismo é essencial, isso porque a maioria dos trabalhos são em grupo. Numa Redação profissional, por exemplo, também é assim, então por que não ir treinando desde o início?! Dá pra aprender muito nesses trabalhos, inclusive se conhecer melhor!

2- EXISTE UM MUNDO DE POSSIBILIDADES ALÉM DA TELEVISÃO

Todo estudante de jornalismo já ouviu um “Quando vou te ver no Jornal Nacional?” ! Mas além do telejornalismo, existe um universo de possibilidades na profissão e é preciso deixar isso bem claro pros futuros focas (recém-formados). Podemos aparecer na tv? SIM! Mas a atuação pode ser também em redações, blogs, websites, comunicação empresarial, assessoria de imprensa, rádio, podcasts e muito mais. O importante é sempre acompanhar as tendências!

3- SENTA QUE LÁ VEM LEITURA…

Jornalismo é quase sinônimo de conhecimento, então nada melhor do que ler, ler e ler… e quando se cansar, ler só mais um pouquinho - brincadeiras a parte rsrs. Durante o próprio curso os professores irão indicar leituras, seja de artigo ou livro mesmo, fora o seu próprio interesse em ir buscar cada vez mais informações - lembrando que curiosidade é a chave dessa profissão.


4- JORNALISMO É MUITA RESPONSABILIDADE
É sempre bom lembrar do papel social do jornalista. Já se imaginou dando a notícia de uma fraude eleitoral, fazendo a cobertura de protestos ou escrevendo uma reportagem sobre o pessoal em situação de rua? Em todas as situações é muita responsa! Dar a informação correta que acaba por vezes conscientizando a galera é um baita papel! Ser jornalista é unir as pessoas aos acontecimentos.

5- VOCÊ VAI APRENDER MUITA COISA

Durante o curso você vai aprender sobre diversos assuntos, o que não muda depois de formado! Ser jornalista é conhecer novos temas e realidades de acordo com a necessidade. Se surgir uma matéria muito importante sobre algo que você ainda não saiba, é a hora exata de se aprofundar. Nada melhor do que explorar & descobrir!

Eai? Conseguiu navegar um pouco nesse mar de aventuras que é a profissão?

Deixamos aqui alguns perfis do instagram que falam sobre jornalismo, a rotina de um estudante e muito mais:

@jornarafinha
@jornuniversitario
@thamimiwa
@jornalizando_
@dicasdejornalismo
@jornalismoeafins

Texto por: Letícia Santana

             

26 comentários

  1. Oi, Letícia!
    Durante muito tempo quis fazer faculdade de Jornalismo. Hoje, percebo que a carreira não tenha tanto a ver comigo quanto pensava. Eu odeio trabalhar em equipe, e morro de vergonha de me expor! Se fosse fazer o curso, queria seguir na linha de redatora mesmo haha. Achei o post super explicativo e completo :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  2. Já pensei em fazer jornalismo, mas é uma carreira assim como todas que precisa de muita dedicação e paixão em tudo que faz. Nada vem fácil. Adorei a sua explicação e agradeço sua visita ao meu blog.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  3. eu nunca pensei em jornalismo, mas é um area interessante. Eu sou apaixonada por exatas, então se tem numeros ja to feliz. mas adorei o post. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Sou jornalista também e amo o que faço!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. que legal saber um pouco mais sobre essa profissão!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  6. Amei o post. Eu sempre quis fazer jornalismo, mas quando eu entendo que 'escreveria' sobre coisas que talvez eu não estivesse a fim desisti. haha
    É sempre bem ver tudo o que envolve e não contam
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Post curto, objetivo e sensacional. Concordo com os pontos que você apresentou. Geralmente o Jornalismo é uma profissão muito estereotipada. Sou muito feliz em ser jornalista. Não poderia ter escolhido profissão melhor.
    Obrigado pelo comentário em meu blog. Estarei sempre por aqui. Esteja a vontade para visitar o meu blog.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. Mesmo em férias, o blog tem alguns posts novos. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  8. Eu imagino que deve ter muita leitura e trabalho em equipe mesmo, é bem puxado. Acho uma ótima profissão :)
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  9. Quase fiz jornalismo, mas como gostava muito + de matemática que português, decidi cursar administração.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  10. Oi Leticia, tudo bem?
    Adorei a lista, certamente vai ajudar quem estiver cogitando seguir essa profissão.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi
    eu sou formada em publicidade, na faculdade que estudei os primeiros semestres diviados a turma com os alunos do jornalismo, realmente são muitos trabalhos em grupos, é legal, mas as vezes dava confusão.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Admiro quem faz esse curso, tem que ter muita dedicação mesmo. Eu já não conseguiria fazer. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  13. É um curso maravilhoso, parabéns para quem está cursando, tem que ter muito esforço mesmo!
    Ótimo poste!
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Essa faculdade exige mesmo muita leitura, sempre estar atualizado e se atualizando. Acredito que trabalho em equipe seja o foco de muitas outras formações também, estão colocando isso em alta e acredito que porque muitas pessoas ou porque não dizer todos nós, precisamos sempre nos aperfeiçoar e ser mais maleáveis ao trabalhar em equipe.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Na época da escola eu queria muito fazer jornalismo, era minha paixão, mas aí veio a maquiagem e me pegou de jeito! <3 hahah admiro muito essa profissão <3
    beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  16. Kkkk todo mundo ja pensa na Globo né.

    Meu irmão é jornalista e assim que saiu da Facul entrou de reporter de rua. Trabalhou na Band, Record e SBT... mas ce acredita que ele não gosta muito ? Hoje trabalha com comunicação.

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Meu Instagram - @euannazanatta |

    | Neh Pucivi - Instagram de Memes |

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  17. Teve uma época que eu queria ser jornalista, até prestei vestibular uma vez mas não passei.
    Porém sempre achei que seria um curso muito puxado pra mim e que eu não daria conta...
    Mas sempre bate a vontade e a pergunta "e seu eu tivesse feito esse curso?"
    Post bem interessante :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Amei. Pensei muito em fazer jornalismo, mas onde moro iria ser mega complicado e acabei indo pra contabilidade (onde estou mais feliz do que imaginei ser possível)

    Beijinhos
    Renata

    ResponderExcluir
  19. Muito legal o post. Me lembrou da época que eu estava escolhendo o que cursar, e perguntei para umas meninas de jornalismo onde eu podia trabalhar, e elas falaram em jornal. Porque aqui na cidade tem um jornal que é forte. Aí desanimei, porque não era isso que queria. Acabei fazendo publicidade e propaganda. Mas isso já faz mais de 10 anos kkk. Acredito que hoje já seja um pouco diferente, mas, mesmo assim ainda existe muita coisa que as pessoas não sabem, e é legal tudo que você explicou no post :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  20. É sempre bom estar atenta a todas as possibilidades que a profissão pode proporcionar.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  21. Oi, Letícia

    Com certeza sua postagem vai ajudar quem estiver pensando em cursar jornalismo. Realmente as pessoas ligam a profissão à TV, mas há uma gama de possibilidades.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  22. Que bacana saber um pouco mais e letras é o mesmo haja leitura.
    Adorei ver indicações de igs de jornalismo.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  23. Oi Leticia,

    Muito bacana o post, é uma área com muitas informações e acredito que tem que ter muita dedicação da parte do estudante.
    Dicas super leiais.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  24. Jornalismo e Publicidade estão no departamento de comunicação da faculdade, a gente paga algumas cadeiras juntos e as vezes fico tentada a pagar redação do curso de jornalismo hahaha farei quando possível! (sou estudante de publi e propaganda) Gostei demais do post <3
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  25. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Sorteio Goiás da Sorte Ao Vivo Hoje

    ResponderExcluir

Eu sei que essa mensagem é automatica, mas sou eu que estou escrevendo ❤️. Te peço desde já que esbanje amor na hora de comentar, que seja para construir e não derrubar ❤️❤️

Respeite as outras pessoas, e se amem ❤️